A ansiedade é uma emoção, ou seja, não é possível eliminar pois não é algo descartável em nossas vidas. Ela nos prepara para o perigo e situações, como por exemplo: se preparar para uma prova, passar por uma entrevista de emprego ou algum acontecimento em sua vida. A ansiedade se torna patológica quando começa a interferir na sua rotina, com sintomas físicos e mentais. Aqui alguns sintomas que podem surgir:
- Respiração ofegante e falta de ar;
- Palpitações e dores no peito;
- Agitação de pernas e braços;
- Tensão muscular;
- Preocupação excessiva;
- Dificuldade de concentração;
- Medo constante;
- Lapsos de Memória;
- Fadiga;
- Calafrios;
- Tontura;
- Sensação de que vai perder o controle ou que algo ruim vai acontecer;
- Insônia;
- Entre outros.
Para a Gestalt-terapia, a pessoa com ansiedade não consegue se concentrar no seu presente, o que prejudica ele estar em contato com o seu meio que vive, trabalho, vida pessoal, etc. Mas é importante destacar que cada um terá a sua “experiência” com a ansiedade, por isso é tão importante procurar ajuda.
Dessa forma, é necessário a intervenção do psicoterapeuta para ajudar o paciente a lidar com sua ansiedade. O psicólogo, junto com você, vai tentar identificar em que momentos ela parece, como aparece, quais sintomas estão presentes e te ajudar, através da fala, lidar e viver com a ansiedade da melhor forma. Exercícios de respiração e físicos, junto com a psicoterapia, podem te ajudar e muito. O mais importante é procurar ajuda para identificar de que forma a ansiedade tem te prejudicado.
Add a Comment